História de Taquaraçu de Minas

História de Taquaraçu de Minas

Taquaraçu era o nome de um importante arraial, que floresceu em meados do século XVIII. Aqui, uma capela primitiva tinha por orago Nossa Senhora da Penha. Passou a curato pelo Primeiro Bispo de Mariana em 25 de agosto de 1759, depois de autorizado pela missiva de D. José I, datada de 23 de setembro de 1758.
Arruinada a capela de N.S. da Penha, resolveram edificar uma outra em local mais aprazível e assim o fizeram e dedicaram-na ao Santíssimo Sacramento. (Conta a lenda que um tropeiro, homem que andava por estas paragens com sua tropa, comercializando mercadorias de toda sorte, fazendo de Taquaraçu um ponto de parada para descanso, quando fazia reconhecimento do lugar onde pernoitaria, encontrou incrustado numa árvore, uma hóstia que de tamanho esplender cegava aos olhos e emanava uma paz tão grande, que as pernas por si só se curvavam e o corpo numa reverência, louvava ao Deus vivo.)
O Rei e o Bispo não requereram licença para a construção da nova capela, como não pediram também para mudar o orago. Em 1798, foi requerida autorização para instalar a Pia Batismal e ao renovarem o pedido em 1803, requereram também a fundação da Ermida do Santíssimo Sacramento. Assim se formou o novo arraial chamado Taquaraçu de Cima, um pouco distante do primeiro arraial. Pela Lei número 209, de 07 de abril de 1841, o curato foi elevado pela freguesia, com o título de Santíssimo Sacramento de Taquaraçu. Foi fundado pelos Coronéis João Pinto Moreira e José Alves Diniz.
Ansiosos por maior desenvolvimento, a população resolveu trabalhar pela sua emancipação, o que foi concretizado pela Lei de número 2.764 de 30 de dezembro de 1962, assinada pelo Governador José de Magalhães Pinto, com o nome de Taquaraçu de Minas e o município foi instalado em 1.º de março de 1963, tendo sido dirigido por dois intendentes: Geraldo Alves coelho e João Antônio Ferraz.
Taquaraçu é nome de origem indígena, que significa taquara grossa, e foi dado à cidade pelo fato de termos aqui grande quantidade deste vegetal cerceando o município.
Taquaraçu de Minas encontra-se localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, distante cerca de 60 Km da capital mineira, faz divisas com os municípios de Jaboticatubas(ao norte),Nova União(a leste),Caeté(ao sul) e Santa Luzia(a oeste).

O acesso a cidade e feito por duas vias únicas, a primeira e através da BR- 381 sentido (Belo Horizonte-Vitoria).Depois via Santa Luzia sentido Jaboticatubas que conta com um asfalto novo oque proporciona um acesso rápido a cidade.

Taquaraçu de Minas tem uma topografia que favorece as belezas naturais, com destaque para o rio que recebe o mesmo nome da cidade, de agua límpidas e próprias para um refrescante banho, oferecendo aos turistas uma boa área de acampamento, como a praia da Tainha e ótimos locais para pesca como mais uma opção de lazer para os visitantes que sempre são recebidos de forma hospitaleira por seus moradores.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARAÇU DE MINAS - GABINETE DO PREFEITO


Imagens