Curso de Cria e Recria de Bezerras do SENAR em Taquaraçu de Minas

Publicado em: 06/11/2018 15:10 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Taquaraçu de Minas/SENAR MINAS

CURSO DE CRIA E RECRIA DE BEZERRAS DO SENAR

CURSO DE CRIA E RECRIA DE BEZERRAS DO SENAR MOSTRA QUE É POSSÍVEL MELHORAR PRODUÇÃO LEITEIRA EM TAQUARAÇU DE MINAS

De tempos em tempos é preciso renovar o plantel – no caso da pecuária de leite, em baixa devido aos altos custos de produção, a escolha da vaca certa faz toda diferença.

Para chegar a resultados que agradem ao pecuarista e o façam permanecer na atividade, a Prefeitura de Taquaraçu de Minas em parceria com o SENAR e o Sindicato dos produtores rurais de Taquaraçu de Minas realizou o curso Cria e Recria de Bezerras no município. Nele, é possível conhecer os diversos benefícios de intensificar os cuidados desde os primeiros dias das fêmeas.

O curso foi realizado na Fazenda do Reginaldo no Chagas e contou com a presença e 8 alunos com a duração de 3 dias.

Com as técnicas certas, o produtor pode conseguir repor seu plantel com vacas de qualidade, com excelente característica materna e produção leiteira acima da média. E não é para menos: durante os três dias de curso, são tratados assuntos como os cuidados com a vaca e a bezerra durante o parto, cuidados com as bezerras recém-nascidas, o alojamento ideal para essas fêmeas, higienização, instalações e utensílios usados no manejo dos animais durante a cria, alimentação das bezerras até a desmama, métodos de desmame, cuidados sanitários e até a aplicação de medicamentos.

Segundo o instrutor André Naves, a cria e recria dos animais é uma fase muito negligenciada pelos criadores. “Normalmente as informações são repassadas de geração em geração, e há poucos anos é que os produtores começaram a perceber que a cria e recria feita de forma correta é fundamental para o desenvolvimento das fêmeas, especialmente para reposição de plantel leiteiro”.

O curso antecedeu outro curso muito importante para os produtores de Taquaraçu de Minas o de Inseminador que capacitara os produtores para estarem inseminando em sua propriedade e também poder atender outros produtores do município.