Curso de operação de retroescavadeira a trabalhadores de Taquaraçu de Minas

Publicado em: 15/07/2019 10:36 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Taquaraçu de Minas

Curso de operação de retroescavadeira a trabalhadores de Taquaraçu de Minas

Curso de operação de retroescavadeira para trabalhadores e produtores Rurais de Taquaraçu de Minas

Curso de operação de retroescavadeira a trabalhadores Taquaraçu de Minas

Trabalhadores e produtores rurais de Taquaraçu de Minas participam do treinamento  de Operador de Retroescavadeira, realizado essa semana do dia 15/07 a 19/07, em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Taquaraçu de Minas, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquaraçu de Minas,Secretaria de Obras e o Senar Minas. O objetivo e capacitar os trabalhadores para operar com segurança a retroescavadeira em obras rurais, como construções de barragens, curvas de nível, construção de aterros, e drenagem de solo, dentre outras atividades.

O curso conta com a presença de dez trabalhadores, alguns já lidam com máquinas, mas não tinham os conhecimentos técnicos e nem o certificado de habilitação para realizar o serviço. Outros pretendem buscar emprego na área. Segundo o prefeito Cidinho, eles estão muito esperançosos, pois com o certificado nas mãos terão mais chances de conseguirem um bom trabalho.

Atualmente, o salário base para um operador de retroescavadeira está em torno de R$ 2.843,00 por mês, sendo que o mínimo é de R$ 1.197,00 para aqueles que têm pouca experiência na área. Em grandes empresas esses salários podem chegar até a R$ 6.000 por mês, dependendo da capacitação e qualificação do operador.

Com aulas teóricas e práticas, os trabalhadores vão apreender  no treinamento ministrado pelo instrutor Regis as regras para o trabalho com máquinas exigidas por lei, que trata da saúde e segurança do trabalhador; riscos associados a máquina, mecânicos e de integridade física; uso, funcionamento, remoção danificação e perda de função; boas práticas com o meio ambiente; conhecimentos básicos da retroescavadeira, manobras, cálculos de movimentação de material; sistema de bloqueio, operação, limpeza e armazenamento, gestão de resíduos, dentre outras orientações técnicas de operação da máquina com segurança.