Taquaraçu de Minas recebe técnicas de casqueamento e ferrageamento de Cavalos

Publicado em: 18/02/2019 10:11 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Taquaraçu de Minas

Taquaraçu de Minas recebe técnicas de casqueamento e ferrageamento de Cavalos

Precisão, carinho e técnica nos cuidados com os cascos dos Cavalos e nos modos de fabricar ferraduras de qualidade será o legado do curso de Casqueamento e Ferrageamento do Senar Minas realizado em Taquaraçu de Minas no período de 18/02/2019 a 22/02/2019, que certificara 11 pessoas entre trabalhadores e produtores rurais.

Com carga horária de 40 horas de teoria e prática, os participantes aprenderão técnicas que permitirão que seus cavalos tenham seus cascos íntegros e saudáveis para realizar suas atividades. Eles aprenderão sobre composição e limpeza do casco, contenção do animal, avaliação adequada do aprumo, modelagem e fixação da ferradura, acabamento do ferrageamento, anatomia básica, funcionamento, biomecânica dos membros e os cuidados com cavalos.

Promovido em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Taquaraçu de Minas, Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura, o treinamento será ministrado pelo instrutor Tanus e tem como cenário a Fazenda do Kaká na região do Capão.

Importância do Casqueamento

Os cuidados com os cascos dos equídeos devem ser iniciados a partir dos dois meses de vida do animal. Esses abrangem higienização, correção do desvio para desenvolvimento correto da locomoção e nivelamento com o solo. O casco é à base de sustentação do peso dos equídeos, interferindo na saúde e na locomoção dos animais. Sua manutenção deve ser feita em todo o grupo de equídeos, que inclui animais como cavalo, pônei, asno ou burro, e até mesmo selvagens, como as zebras. A falta desses cuidados resulta em rachaduras, infecções, inflamações e ferimentos.