Prevenção da dengue- Taquaraçu de Minas contra o Aedes aegypti

Publicado em: 16/01/2019 15:53 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Taquaraçu de Minas

Prevenção da dengue -Taquaraçu de Minas contra o Aedes aegypti

Prevenção da dengue- Taquaraçu de Minas contra o Aedes aegypti

Nesta época do ano em que a ocorrência de chuvas é menor, a população tende a esquecer daqueles cuidados básicos para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Mas é importante lembrar que não é apenas a chuva que propicia as condições ideais para a reprodução do vetor. Qualquer local que tenha água parada, já serve de depósito para os ovos da fêmea do mosquito. É preciso fazer o checklist do Aedes aegypti e verificar se há focos do mosquito em casa e eliminar qualquer risco para proliferação de doenças.

Cuidados permanentes

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa realizado na capital em abril, apresentou um resultado de 1,5%. O índice de infestação larvária recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) para evitar epidemia é de até 1%. O levantamento mostrou também que cerca de 84% dos focos encontrados estão dentro das residências. Os criadouros predominantes foram os inservíveis (26,3%), pratos de plantas (14,2%) e recipientes domésticos (9,9%). Esses resultados demonstram que independente da incidência de chuvas, os cuidados devem ser mantidos para diminuir os riscos de transmissão da dengue, zika e chikungunya.