EXAME PARA FEBRE AMARELA DÁ POSITIVO EM MACACO MORTO ENCONTRADO EM TAQUARAÇU DE MINAS.

Publicado em: 19/07/2017 00:00

O animal que teve exame positivo para febre amarela era um Bugiu e foi encontrado morto no dia 25 de março deste ano em área rural do município. A secretaria Municipal de Saúde informa que tem executado todas as medidas preventivas para proteger a população e minimizar o risco de transmissão da febre amarela na cidade. As ações foram desenvolvidas antes mesmo do resultado do exame ser liberado pelo laboratório, como ação "pente fino" com agentes de combate de endemias, mutirão de limpeza na cidade, atividade de combate ao Aedes nas escolas e ampliação da cobertura vacinal em todas as áreas rurais do município, informamos ainda que até a presente data não foram diagnosticado nenhum caso suspeito da doença febre Amarela humano. A prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados.  Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.